Gripen NG - ‘Ah moleque, eu sou sinistro!’
O título deste post é uma expressão usada pela juventude carioca, por aqueles que sabem que são bons em alguma coisa ou que se destacam em alguma atividade. Se o caça Gripen falasse, certamente ele usaria essa frase quando foi declarado vencedor do Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira.
O Gripen NG
O Gripen NG é um demonstrador de tecnologias para uma futura versão melhorada do JAS39 Gripen, com motor GE F414 mais potente, com maior capacidade de combustível, maior carga útil, aviônicos atualizados e um novo radar AESA. O demonstrador foi apresentado em 23 de abril de 2008.
O novo Gripen NG (Next Generation) é propulsado por uma turbina GE/Volvo Aero F414G, uma evolução do motor do F/A-18E/F Super Hornet. Ele tem 20% a mais de empuxo (22.000 libras), permitindo a velocidade supercruise de Mach 1.1, armado com mísseis ar-ar.
Comparado com o Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumentou de 14.000 para 16.000kg (30.900-35.300 libras), com um aumento de peso vazio de 200kg (440 lb).
A principal mudança externa em relação ao Gripen original foi a realocação do trem de pouso principal, aumentando a capacidade interna de combustível em 40%, resultando no aumento da autonomia de traslado para 4.070 km (2.200 milhas náuticas). O raio de ação para combate aéreo (com 4 mísseis BVR, dois WVR e dois tanques) é de 1.300km. O nova configuração do trem de pouso também permite a adição de dois pilones sob a fuselagem.
Com a vitória do Gripen NG na Suíça e no Brasil, e as encomendas da própria Suécia, o desenvolvimento do Gripen NG está garantido e o novo caça se tornará mais um na longa linhagem de caças bem-sucedidos da Saab.
Caça prá caçar o quê? Para dar um tiro tem até que pedir a benção pro papa.
ResponderExcluir