quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Força Aérea Brasileira prefere caça da Boeing no F-X2
Impasse de mais de uma década pode ter seu desfecho no começo do ano

F/A-18

Relatório técnico da FAB (Força Aérea Brasileira) aponta o caça norte-americano F-18 Super Hornet, produzido pela Boeing, como a melhor opção para modernizar a frota brasileira, foco do programa F-X2, que se arrasta desde 2001.
Além do caça americano, concorrem ao contrato do governo brasileiro, estimado em R$ 10 bilhões, o modelo francês Rafale e o sueco Gripen NG.
O documento da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) da FAB, divulgado no último sábado pela revista IstoÉ, mostrou que a escolha seguiu critérios técnicos e que fora apresentada ao governo federal havia dois anos, tendo sido engavetada pelo então ministro da Defesa, Nelson Jobim.
A preferência dele era pelo modelo francês, uma opção mais política do que técnica e que chegou a ser comentada publicamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apoiava a escolha.
Contudo, a decisão pela compra dos caças ficou nas mãos da presidente Dilma Rousseff (PT), que deve se apoiar nos critérios técnicos da FAB para definir o modelo.
O Ministério da Defesa informou que a presidente é quem fará a escolha e que não há um prazo definido para a decisão.
Em nota, a FAB informou que “aguarda a aquisição das aeronaves” e que este “é um assunto que está na alçada da Presidência da República”.
Os militares disseram ainda que a compra de “qualquer uma das três aeronaves representaria um salto considerável na capacidade operacional”.
Embraer. Para assessores, Dilma teria revelado que está disposta a resolver a questão antes do vencimento das propostas comerciais, em 31 de dezembro. Para tanto, a presidente escolheria a proposta que trouxesse mais vantagens ao desenvolvimento do país.
No relatório, a FAB garante que a compra do modelo americano é a mais vantajosa.

F-18 é um dos concorrentes do FX-2

Uma das vantagens seria a parceria entre a Boeing e a Embraer, que já estariam trabalhando na minuta de um contrato de cooperação.
A Boeing se comprometeria a entregar o maior programa de contrapartida já oferecido pelos EUA a qualquer país fora da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Oficialmente, nenhuma das empresas comenta o acordo.
Para Agliberto Chagas, gerente executivo do Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), a Boeing estaria em uma posição mais favorável pelo relacionamento que vem estabelecendo com empresas do setor aeroespacial da região.
Russos querem voltar à disputa
A visita que a presidente Dilma Rousseff (PT) fará à Rússia, em 14 de dezembro, será uma oportunidade para o governo tentar incluir o caça Su-35, da empresa russa Sukhoi, na concorrência do F-X2. No início do programa, em 2001, o avião chegou a entrar na disputa, mas não foi até o final. Desta vez, o governo estaria disposto a comprar aviões da Embraer para convencer Dilma aceitar o caça de volta ao F-X2.

Avião de combate Russo SU-35

Fonte: O Vale


6 comentários:

  1. Com certeza é a melhor opção.

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  2. quando de trata de armas os russos são os melhores... su-35 é a melhor opção!

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  3. Vergonha vão pagar pau pros americanos denovo.Quando vamos fazer nossos tanques e nossos caças? Tenho certeza que podemos fazer muito melhor que eles.

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  4. faz quanto tempo .
    vao esperar os caças ficarem obsoletos para ai comprar.

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  5. não é questão de pagar pau ou não, a questão é transferência de tecnologia, os americanos querem vender esses modelos antigos e não transferir tecnologia pra fazer uma ruela desse avião, os franceses e os suécos estão dispostos a fazer isso (pra quem não sabe, a transferência de tecnologia permite o país comprador passar a construir as próprias aeronaves), então é isso ai. De que adianta vender um carro se não terá peça para conserto?

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  6. Qualquer pessoa que entenda o minimo do assunto sabe que as melhores aeronaves da atualidade são os Gripen NG e além de tudo seria uma parceria de transferencia de teclonogia que já deu certo com o AMX , no qual os projetitas da Embraer estiveram presentes no desenvolvimento do AMX2 na Espanha ma nunca chegou a ser desenvolvido no nosso país ... Sai mais barato comprar de segunda mão do que ter que contruir novos e não ter dinheiro sobrando final do mes pros governantes roubarem.

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