quinta-feira, 5 de julho de 2012

BOMBA: Milhares de usuários podem ficar sem internet na próxima segunda-feira
Centenas de milhares de usuários de internet podem ficar sem acesso no próximo dia 9. O fenômeno, que foi apelido de “apocalipse da internet” pelo The Telegraph, será motivado por esforço do FBI para conter uma fraude em grande escala na rede.


A polícia federal norte-americana planeja desligar temporariamente servidores DNS na próxima segunda-feira para erradicar o vírus DNSChanger. Presente em e-mails e sites de segurança questionável, o programa consegue redirecionar computadores infectados a falsos servidores e outras páginas pré-estabelecidas pelos criadores da ameaça.
Um grupo de hackers, formado por seis estonianos, foi identificado e preso pelo FBI durante a operação Ghost Click. A investida durou dois anos e foi encerrada em novembro de 2011. Foi comprovado que a empresa fantasma organizada pelos acusados era responsável pela disseminação de falsos servidores DNS.
Na época, foram estabelecidos novos servidores temporários para que a conexão de diversos usuários não fosse afetada. No entanto, o contrato que mantém esses servidores chegará ao fim em 9 de julho. Segundo estimativa do próprio FBI, 350 mil computadores ainda podem estar contaminados.
Qualquer usuário pode pesquisar se seu computador está infectado nesta seção no site do FBI, inserindo seu IP e fazendo o teste indicado. A página oferece instruções em português sobre como proceder caso o problema seja encontrado, inclusive removendo-o pela página do DCWG (DNSChanger Working Group).
A estimativa feita pela Internet System Consortium, organização de suporte à infraestrutura da internet, indica que o vírus afetou 650 mil computadores ao redor do mundo, gerando 20 milhões de dólares aos malfeitores responsáveis pela fraude. O DNSChanger foi o único vírus que persistiu após o período de investigação internacional do problema.
 Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário