KC – 390
Novo avião da FAB é apresentado em São Paulo
O KC-390 foi apresentado
nesta terça-feira (21/10), às 11h30, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto
(SP). Pela primeira vez, a imprensa e representantes de mais 32 países tiveram
a oportunidade de ver de perto o maior avião já desenvolvido e fabricado no
Brasil. Estiveram presentes ao evento o Ministro da Defesa, Celso Amorim; o
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, além dos
ministros da Defesa da Argentina e Portugal.
“Além das missões de
transporte de tropa e reabastecimento em voo, será um avião que também vai
estar presente em ações de defesa civil “, ressaltou o Ministro da Defesa do
Brasil, Celso Amorim. “É um produto que vai marcar para sempre a capacidade da
indústria brasileira. Eu só posso parabenizar aqueles que trabalharam em prol
desse projeto como a COPAC, o Alto-Comando da FAB e os engenheiros da Embraer”,
disse o Comandante da Aeronáutica.
A grande diferença do KC-390
em relação a outros projetos já desenvolvidos pela indústria nacional é que
dessa vez o avião já nasce com expectativas claras de exportação. Argentina,
Portugal e República Tcheca participam do projeto e outros países já
manifestaram interesse na aquisição. O Brasil investiu R$ 12,1 bilhões, sendo
R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a
aquisição de 28 unidades para a Força Aérea Brasileira.
De acordo com a Embraer, o
voo inaugural do KC-390 acontece ainda este ano e, após uma série de testes, a
Força Aérea Brasileira irá receber a primeira unidade em 2016. A frota da FAB
irá cumprir missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, transportar
ajuda humanitária, lançar paraquedistas, realizar buscas, reabastecer outras
aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre
outras. “O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria
nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e
principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um
produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José
Augusto Crepaldi Affonso, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa
Aeronave de Combate (COPAC), responsável pela condução do projeto.
Inovações
O projeto da Embraer visava
desde o início o desenvolvimento de uma aeronave a jato capaz de cumprir todas
as missões realizadas pelo C-130 Hércules, em uso na Força Aérea Brasileira
desde a década de 60 e atualmente em serviço em aproximadamente 70 forças
aéreas do planeta. São aproximadamente 2.400 unidades em serviço em todo o
mundo. Na América do Sul, por exemplo, apenas o Paraguai, o Suriname e a Guiana
não possuem o modelo. “A aeronave vai fazer tudo o que o C-130 faz. melhor e
mais rápido”, diz o Coronel Sérgio Carneiro, engenheiro formado pelo Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (ITA), gerente do projeto na COPAC. Enquanto o
antecessor, em sua versão mais moderna, não passa dos 671 km/h, o avião
brasileiro irá voar a 850 km/h.
Outras vantagens são o menor
custo de manutenção e sua autonomia. Um KC-390 poderá decolar de Brasília e
chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua
capacidade máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de
combustível. Além de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer
o reabastecimento em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso
que a aeronave é chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor,
em inglês. O KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por
outras aeronaves.
O compartimento de carga
terá 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A
largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente
para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de
artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani e o
helicóptero Black Hawk, por exemplo, cabem dentro do compartimento de carga do
KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de
transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda
contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
Outra inovação perceptível
no KC-390 é o perfil da sua cabine de pilotagem. A visão muito mais ampla fará
diferença em situações estritamente militares, como o lançamento de cargas e o
voo de penetração no território inimigo a baixa altura. “Lembrando que esse é
um avião de combate. Ter a maior visibilidade para detectar uma ameaça e fazer
uma manobra será um diferencial”, analisa o Coronel Carneiro. A cabine também
se destaca pelos equipamentos. As telas de alta resolução permitem que a
tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das
mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada
para as diferentes fases da missão.
Divulgação: Força Aérea
Brasileira
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