quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais “novo” bombardeiro B-52 da USAF completa 50 anos na ativa
O mais jovem B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA (USAF), número de cauda 1040, atingiu um importante marco neste mês de outubro ao comemorar 50 anos em operação. Claro, o “jovem” é um termo relativo quando você é um bombardeiro de longo alcance, pesado, que foi criado durante o auge da Guerra Fria. O último dos 744 bombardeiros Boeing B-52 fabricado foi entregue para USAF em outubro de 1962.
                           
“Eu não acho que ninguém realmente sabia que este ia ser o último B-52 já feito”, disse Robert Michel, o historiador da 5ª Ala de Bombardeiros. “Eles esperavam que ele estivesse em serviço por, provavelmente, cerca de 20 anos, não próximo de cem”.
Assim como o B-52 “1040″, os restantes B-52s da USAF estão programados para continuar voando até 2040, e há várias razões por que os B-52s estão em voo durante mais de 50 anos.
“Eu não acho que você consiga obter um bombardeiro que possa substituir o B-52 e que vai fazer tudo o que o B-52 faz”, disse Michel.
Isso porque o B-52 pode realizar as operações de dissuasão nuclear e convencionais, voar em altitudes altas e baixas, enquanto transportam bombas nucleares e convencionais, mísseis de cruzeiro ou minas aéreas, disse ele. “É como se ele fosse um bombardeiro no estilo ‘canivete suíço’.”
                                     
Para manter uma frota de aeronaves voando por tanto tempo, é preciso atenção constante das equipes de manutenção para garantir que os aviões estejam em perfeitas condições de navegabilidade como o restante da frota da Força Aérea dos EUA.
Eric Thomas, um chefe de equipe dedicada atribuída ao 5° Esquadrão de Manutenção de Aeronaves disse que mesmo que os mantenedores sejam altamente treinados, manter os B-52 voando diariamente dentro e fora dos teatros de operações não é uma tarefa fácil.
Thomas disse que o “1040″ requer menos manutenção do que o resto dos B-52s na Base Aérea de Minot, o que é surpreendente, considerando que também é a aeronave mais ativa na base. Em média, o restante da frota de B-52s da Base Aérea de Minot, em North Dakota, têm entre 17.000 e 18.000 horas de vôo, enquanto o “1040″ tem mais de 21 mil.
Quando a aeronave foi entregue em Minot, parecia muito diferente do que é agora. “Eu não acho que você iria mesmo reconhecê-la como sendo um B-52H, com exceção dos motores”, disse Michel. “Estava no padrão alumínio natural com talvez o número de cauda quando ele chegou. O B-52 tem sido continuamente atualizado desde que foi fabricado.
Fonte: Poder Aéreo

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